Terça-feira, 28 de Abril de 2009

Noite de teatro "arrebatadora"....

Cheguei cedo e enquanto esperava pela Analycia, ia bebericando o meu café e pensando nas palavras de Rui Mendes, o Encenador da peça que iria ver “Menina Júlia”:

“Nesta peça, as personagens oscilam entre o desejo, recalcamentos e sentimentos de atracção e repulsa, o que desencadeia e alimenta conflitos de poder e humilhações várias, no âmbito de um violento choque de classes sociais e sexos.”

“Espero gostar da peça!!” pensava eu….

"Menina Júlia", de Strindberg e um texto clássico da literatura dramática universal dos finais do século XIX, mas que se encaixa magnificamente bem na actualidade.

A menina Júlia (Beatriz Batarda) filha de um conde que, depois de anunciar o fim do seu noivado, decide não acompanhar o pai numa visita social. Contudo passa a noite de S. João, a noite mais curta do ano, na sua propriedade num baile organizado pelos seus criados.

Com a dança como pano de fundo Menina Júlia inicia uma relação condenada com o criado de seu pai, João (Albano Jerónimo), que por sua vez, mantém um relacionamento com a cozinheira da família, Cristina (Isabel Abreu).

É uma peça inebriante, que nos prende à poltrona do início ao fim sem que nos apercebamos do tempo passar. Uma luta constante entre classes sociais onde os ricos se sobrepõem aos pobre e entre sexos onde o Feminino vai timidamente aparecendo ao lado do Masculino e não como submisso….

Foi a peça que menos me custou ver, nem sei bem porquê! O pior é que ainda tenho a pergunta “Gostas-te ou não?”, a dançar no meu pensamento…. Nem agora que penso nela, sei o que realmente senti, se agrado, se tristeza, se indiferença… talvez “arrebatamento”, isso mesmo arrebatadora, foi a palavra que mais se enquadrou com o meu estado de espírito no fim da peça….

Apesar de me ter transportado para aquele tempo, apesar de me ter revisto naquelas personagens, apesar de tanta coisa foi uma peça que me encheu a alma (ainda nem acredito que disse isto)……

Recomendo, vejam-na!!!

 

 

publicado por CC às 16:40
link do post | comentar | favorito


eu sou

pesquisar

 

posts recentes

Happy 2013!!!

Polar Post Crossing 2012 ...

Merry Christmas!!!

É hoje????

Polar Post Crossing 2012

Realmente... ai

Aiiiiii ...

Happy New Year !!!...

Já???

I wish a ...

arquivos

tags

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds